segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Expectativas de aprendizagem - final do Jardim II


FINAL DO JARDIM II
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - ÁREA: LINGUAGEM

v Participar de situações de intercâmbio oral expondo suas vivências, explicando e argumentando seus pontos de vista;
v Planejar sua fala elaborando e respondendo perguntas e ouvindo outras pessoas, narrando fatos em sequência temporal e causal;
v Participar em situações que envolvam explicação e argumentação de idéias;
v Recontar oralmente histórias com aproximação do texto original observando descrição de personagens, cenários e objetos (características da linguagem escrita);
v Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de outros nomes da classe, ou em outras situações do cotidiano;
v Participar de situações em que o aluno estabeleça relações entre o falado e o que está sendo escrito através de textos memorizados apoiando-se em diversos elementos que acompanham a diagramação;
v Apreciar livros, mesmo que ainda não façam leitura convencional, valorizando o momento de prazer e entretenimento;
v Fazer uso da linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos e necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos, relatando suas vivências em situações do cotidiano;
v Escrever o nome próprio sem modelo;
v Reconhecer as letras do alfabeto.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - ÁREA: MATEMÁTICA

v Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam as suas necessidades;
v Construir alguns conceitos através de brincadeiras, parlendas, jogos e músicas que incluem diferentes formas de contagem: a galinha do vizinho, um dois feijão com arroz, etc;
v Comunicar-se oralmente ou através de desenhos a linguagem matemática, na resolução de situações-problemas;
v Manipular e explorar objetos e brinquedos em situações organizadas de forma a observar as características e propriedades;
v Representar a posição das pessoas e objetos utilizando vocabulário matemático (números ordinais);
v Comunicar quantidades utilizando a linguagem oral, a notação numérica e os registros;
v Marcar o tempo em calendários;
v Vivenciar situações que envolvam o sistema monetário através de jogos de trocas ou brincadeiras de faz de conta (mercadinho, feirinha, ...);
v Desenhar imagens e objetos a partir de diferentes pontos de vista;
v Construir e representar formas geométricas


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - ÁREA: NATUREZA E SOCIEDADE
Mundo Social: interação, autonomia, identidade, cultura, grupos sociais e civilizações.

v Aperfeiçoar suas experiências, aprofundando seus conhecimentos.
v Interagir com conceitos, valores, idéias, objetos e ações da vida cotidiana, sentindo-se parte integrante do grupo social em que vive.
v Emitir opiniões pessoais, argumentar, seguir instruções, responder a solicitações e dar recados, compreendendo seus contextos de significação.
v Preservar e valorizar os espaços coletivos, guardando brinquedos e materiais nos devidos lugares depois de utilizá-los.
v Conhecer seus recursos e limitações pessoais em determinadas situações e ter uma atitude ativa diante das dificuldades, sentindo-se satisfeito com suas conquistas.
v Relacionar-se, respeitando regras e combinados, as características físicas e culturais de seus colegas, interagindo, resolvendo dúvidas e conflitos a partir de diálogo e construindo sua autonomia moral.
v Sentir-se segura no ambiente escolar, identificar situações de perigo e tomar precauções para evitar acidentes.
v Interagir, cooperar, resolver problemas, participando de brincadeiras tradicionais, jogo simbólico e jogos de regras. (ex: caça ao tesouro).
v Criar, reproduzir e dramatizar usando bonecos e fantoches, escolherem acessórios e compor personagem, para desempenhar papéis reais ou fictícios, criar sonoplastia para uma encenação e construir cenários para o faz-de-conta.
v Construir e consertar brinquedos, acessórios com diversos materiais seguindo modelos ou não, para usar nas brincadeiras ou dramatização (máscaras, bonecas, etc.)
v Participar em atividades que envolvam histórias, danças, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras;

Mundo natural: Seres vivos, fenômenos, transformações dos elementos, lugares e paisagens, alimentação.

v Perceber os cuidados com a saúde, com o corpo, as transformações que estão ocorrendo (crescimento) e à prevenção de acidentes.
v Ter iniciativa de cuidar e limpar o que está sujo e saber usar a água com critério, sem desperdiçá-la.
v Jogar lixo em recipientes próprios, separando, com a ajuda da professora papéis, metais e plásticos.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - ÁREA: MOVIMENTO

v Tomar cuidado evitando situações de perigos ao próprio corpo;
v Interagir com colegas usando gestos, expressões faciais, movimentos corporais com objetivo intencional de comunicação;
v Interagir com colegas através de jogos e brincadeiras tradicionais utilizando as suas regras;
v Participar de gincanas e brincadeiras esportivas;
v Confeccionar dobraduras, brinquedos de sucata e consertar brinquedos sem ajuda de adultos;
v Controlar de forma gradual os próprios movimentos, ajustando-se às diferentes situações, conhecendo as potencialidades e os limites do próprio corpo;
v Interagir com parceiros através de brincadeiras: jogos simbólicos, tradicionais, com regras, danças, etc.;
v Dançar ao som de músicas de diferentes gêneros, imitando, criando e coordenando os movimentos com e sem a utilização de materiais;
v Dançar explorando os espaços (em cima, em baixo, para frente, para trás) e os movimentos (rápido / lento, forte / leve);
v Sugerir novas regras para jogos e brincadeiras tradicionais.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - ÁREA: ARTES VISUAIS

v Reconhecer e expressar sensações nomeando-as e estabelecendo relações com objetos e situações do cotidiano (ex: texturas)
v Construir com a ajuda do professor objetos tridimensionais (ex: construção do cenário para as apresentações, brinquedos de sucata).
v Utilizar em suas produções transformações de cores, recorte e colagem.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - ÁREA: MÚSICA

v Reconhecer diferentes características físicas e sonoras de objetos e instrumentos musicais.
v Reconhecer o som e saber o nome de alguns instrumentos musicais.
v Cuidar da qualidade sonora do ambiente, percebendo sons, identificando extremos, pedindo silêncio.
v Pesquisar e desenvolver um repertório de cirandas, brinquedos cantados e outros elementos do cancioneiro brasileiro resgatando a identidade cultural da criança.



EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - ÁREA: LINGUA INGLESA

v Participar de situações de intercâmbio oral, onde através da linguagem, o aluno seja capaz de se comunicar, sabendo-se que a linguagem tem uma função social e comunicativa;
v Fazer uso da linguagem de forma natural para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos e necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos, utilizando expressões, comandos e cumprimentos em Língua Inglesa nas diversas situações do cotidiano;
v Produzir gêneros textuais com o professor como escriba;
v Nomear e identificar as principais cores;
v Utilizar a contagem oral e quantidades nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças conheçam seus nomes e necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário