FINAL DO JARDIM II
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - ÁREA: LINGUAGEM
v Participar de
situações de intercâmbio oral expondo suas vivências, explicando e argumentando
seus pontos de vista;
v Planejar sua fala
elaborando e respondendo perguntas e ouvindo outras pessoas, narrando fatos em
sequência temporal e causal;
v Participar em
situações que envolvam explicação e argumentação de idéias;
v Recontar oralmente
histórias com aproximação do texto original observando descrição de
personagens, cenários e objetos (características da linguagem escrita);
v Reconhecer o próprio
nome dentro do conjunto de outros nomes da classe, ou em outras situações do
cotidiano;
v Participar de
situações em que o aluno estabeleça relações entre o falado e o que está sendo
escrito através de textos memorizados apoiando-se em diversos elementos que
acompanham a diagramação;
v Apreciar livros,
mesmo que ainda não façam leitura convencional, valorizando o momento de prazer
e entretenimento;
v Fazer uso da
linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos e
necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos, relatando suas
vivências em situações do cotidiano;
v Escrever o nome
próprio sem modelo;
v Reconhecer as letras
do alfabeto.
EXPECTATIVAS DE
APRENDIZAGEM - ÁREA: MATEMÁTICA
v Utilizar a contagem
oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam as suas
necessidades;
v Construir alguns
conceitos através de brincadeiras, parlendas, jogos e músicas que incluem
diferentes formas de contagem: a galinha do vizinho, um dois feijão com arroz,
etc;
v Comunicar-se
oralmente ou através de desenhos a linguagem matemática, na resolução de
situações-problemas;
v Manipular e explorar
objetos e brinquedos em situações organizadas de forma a observar as características
e propriedades;
v Representar a
posição das pessoas e objetos utilizando vocabulário matemático (números
ordinais);
v Comunicar
quantidades utilizando a linguagem oral, a notação numérica e os registros;
v Marcar o tempo em
calendários;
v Vivenciar situações
que envolvam o sistema monetário através de jogos de trocas ou brincadeiras de
faz de conta (mercadinho, feirinha, ...);
v Desenhar imagens e
objetos a partir de diferentes pontos de vista;
v Construir e representar formas geométricas
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - ÁREA: NATUREZA E
SOCIEDADE
Mundo Social: interação, autonomia, identidade,
cultura, grupos sociais e civilizações.
v Aperfeiçoar suas experiências, aprofundando seus
conhecimentos.
v Interagir com conceitos, valores, idéias, objetos e
ações da vida cotidiana, sentindo-se parte integrante do grupo social em que
vive.
v Emitir opiniões pessoais, argumentar, seguir
instruções, responder a solicitações e dar recados, compreendendo seus
contextos de significação.
v Preservar e valorizar os espaços coletivos, guardando
brinquedos e materiais nos devidos lugares depois de utilizá-los.
v Conhecer seus recursos e limitações pessoais em
determinadas situações e ter uma atitude ativa diante das dificuldades,
sentindo-se satisfeito com suas conquistas.
v Relacionar-se, respeitando regras e combinados, as
características físicas e culturais de seus colegas, interagindo, resolvendo
dúvidas e conflitos a partir de diálogo e construindo sua autonomia moral.
v Sentir-se segura no ambiente escolar, identificar
situações de perigo e tomar precauções para evitar acidentes.
v Interagir, cooperar, resolver problemas, participando
de brincadeiras tradicionais, jogo simbólico e jogos de regras. (ex: caça ao
tesouro).
v Criar, reproduzir e dramatizar usando bonecos e
fantoches, escolherem acessórios e compor personagem, para desempenhar papéis
reais ou fictícios, criar sonoplastia para uma encenação e construir cenários
para o faz-de-conta.
v Construir e consertar brinquedos, acessórios com
diversos materiais seguindo modelos ou não, para usar nas brincadeiras ou
dramatização (máscaras, bonecas, etc.)
v Participar em atividades que envolvam histórias,
danças, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais
de sua comunidade e de outras;
Mundo natural: Seres vivos, fenômenos, transformações
dos elementos, lugares e paisagens, alimentação.
v Perceber os cuidados com a saúde, com o corpo, as
transformações que estão ocorrendo (crescimento) e à prevenção de acidentes.
v Ter iniciativa de cuidar e limpar o que está sujo e
saber usar a água com critério, sem desperdiçá-la.
v Jogar lixo em recipientes próprios, separando, com a
ajuda da professora papéis, metais e plásticos.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - ÁREA: MOVIMENTO
v Tomar cuidado evitando situações de perigos ao próprio
corpo;
v Interagir com colegas usando gestos, expressões
faciais, movimentos corporais com objetivo intencional de comunicação;
v Interagir com colegas através de jogos e brincadeiras
tradicionais utilizando as suas regras;
v Participar de gincanas e brincadeiras esportivas;
v Confeccionar dobraduras, brinquedos de sucata e
consertar brinquedos sem ajuda de adultos;
v Controlar de forma gradual os próprios movimentos,
ajustando-se às diferentes situações, conhecendo as potencialidades e os
limites do próprio corpo;
v Interagir com parceiros através de brincadeiras: jogos
simbólicos, tradicionais, com regras, danças, etc.;
v Dançar ao som de músicas de diferentes gêneros,
imitando, criando e coordenando os movimentos com e sem a utilização de
materiais;
v Dançar explorando os espaços (em cima, em baixo, para
frente, para trás) e os movimentos (rápido / lento, forte / leve);
v Sugerir novas regras para jogos e brincadeiras
tradicionais.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - ÁREA: ARTES VISUAIS
v Reconhecer e expressar sensações nomeando-as e
estabelecendo relações com objetos e situações do cotidiano (ex: texturas)
v Construir com a ajuda do professor objetos
tridimensionais (ex: construção do cenário para as apresentações, brinquedos de
sucata).
v Utilizar em suas produções transformações de cores,
recorte e colagem.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - ÁREA: MÚSICA
v Reconhecer diferentes características físicas e
sonoras de objetos e instrumentos musicais.
v Reconhecer o som e saber o nome de alguns instrumentos
musicais.
v Cuidar da qualidade sonora do ambiente, percebendo
sons, identificando extremos, pedindo silêncio.
v Pesquisar e desenvolver um repertório de cirandas,
brinquedos cantados e outros elementos do cancioneiro brasileiro resgatando a
identidade cultural da criança.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - ÁREA: LINGUA INGLESA
v Participar de situações de intercâmbio oral, onde
através da linguagem, o aluno seja capaz de se comunicar, sabendo-se que a
linguagem tem uma função social e comunicativa;
v Fazer uso da linguagem de forma natural para
conversar, brincar, comunicar e expressar desejos e necessidades, opiniões,
idéias, preferências e sentimentos, utilizando expressões, comandos e
cumprimentos em Língua
Inglesa nas diversas situações do cotidiano;
v Produzir gêneros textuais com o professor como
escriba;
v Nomear e identificar as principais cores;
v Utilizar a contagem oral e quantidades nas
brincadeiras e em situações nas quais as crianças conheçam seus nomes e
necessidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário