segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Expectativas de aprendizagem - final do Jardim I


FINAL DO JARDIM I
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - ÁREA: LINGUAGEM

v Familiarizar com a escrita através do contato com diferentes portadores (livros, revistas, jornais, entre outras);
v Recontar histórias conhecidas ou lidas pelo professor com aproximação às características da história original (descrição de personagens, cenários e objetos);
v Fazer uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos. Relatar suas vivências em situações do cotidiano;
v Arriscar a escrita do próprio nome, com e sem modelo;-v Produzir textos orais (individual e coletivamente), tendo o professor como escriba.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - ÁREA: MATEMÁTICA

v Observar a presença e a função do número nos diferentes contextos sociais;
v Adquirir conceitos sobre notação numérica através de jogos e brincadeiras que envolvam os números;
v Fazer contagens de objetos e materiais respeitando a ordem hierárquica;
v  Explorar a sequência numérica, considerando que é possível entender sucessão de números;
v Ordenar escritas numéricas com diferentes quantidades, utilizando hipóteses ou conceitos construídos;
v Saber que o número que vem depois na série numérica oral é maior que os anteriores;
v Utilizar números que já conhece para escrever outros números, apoiando-se na numeração falada e na escrita;
v Recitar a série numérica oral de forma convencional, com a perspectiva de ampliação da extensão da série;
v Contar a partir de um número diferente de um, juntando, acrescentando e completando, determinado o resultado com uso de material concreto;
v Saber dizer o número que vem antes ou depois de um número definido;
v  Organizar objetos através de agrupamentos para facilitar a contagem;
v Utilizar relações de igualdade e desigualdade: mais que, menos que, maior que, menor que...;
v Interpretar imagens e objetos a partir de diferentes pontos de vista;
v Descrever e interpretar a posição de objetos e pessoas;
v Identificar e explicar algumas características de algumas figuras e corpos geométricos;
v Observar formas da natureza e do cotidiano relacionando com padrões geométricos;
v Comparar figuras geométricas, relacionando alguns atributos;
v Dimensionar espaços percebendo relações de tamanho e forma;
v Observar formas geométricas presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem e de suas características;
v Comparar objetos do espaço físico e objetos geométricos: esfera, cilindro, cubo, cone, pirâmide, prisma, sem uso obrigatório da nomenclatura;
v Perceber semelhanças e diferenças entre cubos e quadrados, paralelepípedos e retângulo, pirâmides e triângulos, esferas e círculos;
v Planificar e construir formas geométricas espaciais;
v Desenvolver noções de lateralidade (esquerda e direita);
v Usar notas e moedas nos contextos de brincadeiras (pagar, dar troco);
v Identificar as moedas e cédulas do sistema monetário vigente;
v Explorar diferentes procedimentos para comparar grandezas;
v Comparar comprimentos, pesos e capacidades, marcação de tempo e temperatura através de experimentações;
v Fazer leituras de gráficos e tabela com a ajuda do professor.






EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - ÁREA: NATUREZA E SOCIEDADE
Mundo Social: interação, autonomia, identidade, cultura, grupos sociais e civilizações.

v Cuidar do ambiente, guardando brinquedos e materiais nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades.
v Conhecer seus recursos e limitações pessoais em determinadas situações e ter uma atitude ativa diante de uma dificuldade superável, sentindo-se satisfeito com suas conquistas.
v Aprender a relacionarem-se, respeitando regras e combinados, as características físicas e culturais de seus colegas, interagindo,
resolvendo dúvidas e conflitos a partir de diálogo e construindo sua autonomia moral.
v Sentir-se segura no ambiente escolar, identificar situações de perigo e tomar precauções para evitar acidentes.
v Interagir com diferentes parceiros em diferentes agrupamentos (duplas, pequenos grupos etc.) usando gestos, expressões faciais, movimentos corporais e a fala de modo a comunicar-se intencionalmente.
v Interagir, cooperar e participar em brincadeiras tradicionais, jogo simbólico e jogos de regras.
v Reproduzir e inserir mais informações, detalhes de gestos e de falas em certos papéis sociais, de personagens de filmes ou de histórias lidas, sugerindo modificações.
v Criar e dramatizar usando bonecos e fantoches ou escolher acessórios para compor um personagem para si ou para um colega, maquiar-se, ou maquiar um colega, para desempenhar um papel, criar sonoplastia para uma encenação e construir cenários para o faz-de-conta.
v Construir e consertar brinquedos com diversos materiais seguindo modelos, elaborar máscaras, fazer boneca de pano ou espiga de milho para ser usado nas brincadeiras e dramatizações.
v Apreciar e participar de apresentações de dança de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal, interagindo com adultos e crianças
v Participar de brincadeiras tradicionais cantadas que envolvam a representação de papéis.
v Iniciar a percepção da diferença entre o faz-de-conta e o teatro, dramatizando histórias conhecidas e fazendo escolhas dos cantos, demonstrando suas preferências.
v Indagar e reconhecer relações de mudanças e permanências nos costumes familiares, nos costumes de outras culturas e civilizações próximas ou de outras épocas.
v Identificar em fotos, relatos e outros registros, algumas características do ambiente e/ou das pessoas do lugar, apontando semelhanças e diferenças com o tempo presente.
v Explicar as razões das diferenças e semelhanças na forma de organização dos grupos infantis e da equipe de educadores.

Mundo natural: Seres vivos, fenômenos, transformações dos elementos, lugares e paisagens, alimentação.

v Observar, analisar e ampliar seu conhecimento em relação ao corpo humano, alimentos, animais e plantas através de imagens de vídeo, livro, visitas a parques, como zoológico, comparando suas características: - nos animais: externas, hábitos, alimentação, habitat, - nas plantas: tamanho, forma, folha, caule, flor
v Observar, levantar hipóteses e teorias simples para tentar explicar os fenômenos e elementos da natureza presentes no dia-a-dia relacionando-os à necessidade do homem, dos animais e plantas,
v Reconhecer alterações climáticas, analisar e comparar algumas mudanças de hábitos e costumes de pessoas, animais ou plantas, influenciados por elas.
v Desenvolver a consciência da preservação do meio ambiente: fauna e flora.
v Observar e explorar o mundo usando instrumentos como: estetoscópio, lupa, espelho.
v Perceber as transformações que estão ocorrendo em seu corpo, crescimento.
v Agir sobre objetos para ver como eles reagem para obter o efeito desejado e criar explicações para justificar o efeito e transformação na forma, velocidade, peso, volume dos mesmos.
v Observar transformações entre os objetos e elementos através de experiências, fazendo descobertas cientificas.
v Reconhecer algumas características e propriedades físicas de objetos e elementos observáveis
v Reconhecer os elementos que compõe a paisagem onde vive e de outros lugares.
v Cuidar e conhecer os riscos ambientais provocados por incêndios, pelo desmatamento, pelo não-tratamento do lixo.
v Cuidar do entorno próximo e ter iniciativa de limpar o que está sujo.
v Saber usar a água com critério, sem desperdiçá-la.
v Jogar lixo em recipientes próprios, separando, com a ajuda da professora papéis, metais e plásticos.
v Emitir opiniões pessoais, seguir instruções e responder a solicitações, dar recados, formular explicações, compreendendo seus contextos de significação.
v Conhecer e nomear as características e funções das diferentes partes externas do próprio corpo
v Conhecer diferentes alimentos, suas formas, características e a importância do consumo das vitaminas contidas nos mesmos.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - ÁREA: MOVIMENTO

v Tomar cuidado evitando situações de perigos ao próprio corpo;
v Interagir com colegas através de jogos e brincadeiras tradicionais compreendendo as suas regras;
v Participar de apresentações de danças;
v Dramatizar com colegas diferentes enredos ligados à vivência (casinha, hospital, cachorro, ...);
v Participar de jogos, gincanas e outras brincadeiras esportivas;
v Interagir com parceiros através de brincadeiras: jogos simbólicos, tradicionais, de regras simples, danças, etc.;
v Interagir com parceiros através de atividades e dinâmicas de dança;
v Dançar criando, imitando e explorando os espaços (em cima, em baixo, para frente, para trás) e os movimentos (rápido / lento, forte / leve );
v Dançar ao som de músicas de diferentes gêneros, imitando e criando os movimentos com e sem a utilização de materiais;

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - ÁREA: ARTES VISUAIS

v Experimentar compor a partir de espaços vazios cheios, abertos, fechados, seja em plano bidimensional ou tridimensional.
v Reconhecer sua marca gráfica entre produções das demais crianças e comentar sobre aspectos do seu modo de produzir, valorizando sua produção e dos demais.
v Experimentar procedimentos eficazes na elaboração e sustentação de uma imagem (tri): agregar, escavar, desgastar, aplainar,entre outras.
v Reconhecer obras de artistas que já lhe foram apresentadas expressando através de várias linguagens, idéias e sensações a partir da obra.
v Perceber a relação entre objeto-espaço (bi e tridimensional)-luz-sombra e falar sobre suas sensações e impressões sobre eles.
v Perceber a relação entre fenômenos visuais (fazer-de-conta) e falar sobre suas sensações e impressões sobre eles.
v Reconhecer aquilo que se vê e sente (sentimentos e sensações) em relação a objetos culturais.
v Apreciar produções e manifestações das artes visuais pertencentes ao contexto da comunidade;
v Reconhecer obras de artistas que já lhe foram apresentadas expressando verbalmente ou gestualmente suas impressões, idéias e sensações a partir da obra.
v Descrever os espaços de sombra e de luminosidade que percebe ao observar objetos (tridimensional) e outros fenômenos visuais e falar sobre suas sensações e impressões sobre eles.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - ÁREA: MÚSICA

v Reconhecer algumas características físicas e sonoras de objetos e instrumentos musicais.
v Pesquisar e explorar sons: natureza, corpo, meios de transporte e animais.
v Reconhecer os sons da natureza e alguns da cultura humana, reconhecendo alguns instrumentos musicais.
v Reconhecer algumas músicas instrumentais e canções pertencentes ao repertório construído pelo próprio grupo.
v Cuidar da qualidade sonora do ambiente, percebendo sons, identificando extremos, pedindo silêncio.
v Selecionar alguns objetos sonoros e instrumentos musicais para utilizá-los em suas produções.
v Acompanhar a narrativa de história usando objetos e instrumentos musicais para sonorizá-las.
v Contar histórias usando modulações de voz, objetos sonoros e instrumentos musicais.
v Saber usar a própria voz, sem forçá-las.
v Inventar pequenas canções, com ajuda do grupo e apoio do educador.
v Construir com ou sem apoio instrumentos musicais, com materiais alternativos.
v Apropriar-se do repertório musical para participar de brincadeiras, jogos, parlendas, etc.
v Expressar-se por meio da música seus sentimentos e idéias.
v Demonstrar interesse por diferentes gêneros musicais.
v Explorar jogos e brincadeiras musicais, apropriando-se dos parâmetros do som.
v Desenvolver um repertório de cirandas, brinquedos cantados e outros elementos do cancioneiro brasileiro resgatando a identidade cultural da criança.
v Interagir nas conversas sobre músicas relatando algumas de suas características, instrumentos musicais, sentimentos e emoções.
v Reconhecer características físicas dos diferentes objetos e instrumentos musicais para produzir o som esperado.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - ÁREA: LINGUA INGLESA

v Trabalhar a oralidade, na qual através da linguagem, o aluno seja capaz de se comunicar socialmente;
v Ouvir com atenção, valorizando a entonação;
v Apreciar textos e livros (histórias) contadas pelo professor;
v Brincar, comunicar e expressar desejos e necessidades, opiniões, ideias e preferências nas diversas situações do cotidiano;
v Nomear e identificar as principais cores;
v Nomear e identificar brinquedos que faças parte de seu cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário