segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Expectativas de aprendizagem - final do 1º ano


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ANO
Considerar o quadro de gêneros indicados para o 1º ano

v Participar de situações de intercambio oral, expor suas vivências, explicar e argumentar seus pontos de vista;
v Planejar sua fala, elaborar e responder perguntas, ouvir outras pessoas, narrar fatos em seqüência temporal e causal;
v Fazer uso da linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos e necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos, relatar suas vivências em situações do cotidiano, bem como dar recados e esclarecer dúvidas do interlocutor;
v Apreciar livros, mesmo que ainda não faça leitura convencional, valorizar o momento de prazer e entretenimento;
v Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros textuais e reconhecer algumas características de seu portador;
v Recontar oralmente histórias com aproximação do texto original, observar descrição de personagens, cenários e objetos (características da linguagem escrita);
v Ler (mesmo que de forma não convencional) por si mesmo textos conhecidos como parlendas, adivinhas, músicas, poemas, trava-línguas, assim como placas de identificação, listas, manchetes de jornais, legendas, quadrinhos e rótulos (utilizar estratégias de leitura em atividades permanentes, seqüenciadas, ocasionais e projetos);
v Compreender o funcionamento do sistema alfabético, ainda que escreva de forma não convencional;
v Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
v Identificar nomes de colegas da classe;
v Escrever o nome próprio;
v Produzir textos de diferentes gêneros (bilhete, carta, receita, etc) de forma oral, escrita (com professor escriba);
v Fazer produções de escritas individuais e coletivas, de acordo com suas hipóteses (ex:listagens, títulos, pequenos textos memorizados: músicas, poesias, parlendas,entre outros);
v Revisar textos coletivamente com a ajuda do professor.


MATEMÁTICA – 1º ANO

v Construir alguns conceitos matemáticos por meio de brincadeiras e cantigas que incluam diferentes formas de contagem: ―A galinha do vizinho‖; ―Um, dois, feijão com arroz‖, entre outros.
v Observar a presença e a função do número nos diversos contextos sociais;
v Comunicar oralmente ou por meio de desenhos a linguagem matemática;
v Manipular e explorar objetos e brinquedos em situações organizadas, de forma a observar as características e propriedades;
v Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam as suas necessidades;
v Resolver problemas expressos oralmente ou por meio de enunciados escritos, envolvendo a adição e a subtração especialmente em situações relacionadas às idéias de combinação e transformação;
v Expressar verbalmente as estratégias de soluções de um problema com a ajuda do professor que fará os registros das propostas e conclusões dos alunos, para que assim possam estabelecer comparações com outras, reconhecendo que uma mesma situação problema pode ser resolvida por diferentes estratégias;
v Utilizar as noções simples de cálculo mental como ferramentas de resolução de problemas;
v Comunicar quantidades utilizando a linguagem oral, a notação numérica e os registros não convencionais;
v Identificar a posição de um objeto ou de um número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor;
v Identificar números em diferentes contextos;
v Explorar diferentes procedimentos para comparar grandezas;
v Utilizar noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo por unidades convencionais ou não;
v Marcar o tempo por meio de calendários;
v Vivenciar experiências com sistema monetário por meio de brincadeiras ou em situações de interesse;
v Explicitar/ou representar a posição das pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente aos jogos e brincadeiras;
v Explorar e identificar propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contorno, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados, retas, etc.;
v Descrever e representar pequenos percursos e trajetos observando pontos de referência;
v Coletar e organizar informações criando registros próprios;
v Construir procedimentos como agrupar, para facilitar a contagem e a comparação entre coleções;
v Construir estratégias para medir distâncias, massa, capacidade de vasilhame, sem uso de unidades de medida convencionais;
v Realizar estimativas que envolvam medidas (por exemplo, quantos passos são precisos para chegar a um determinado local, quantos copos de água são necessários para encher um recipiente);
v Preencher fichas de identificação com dados numéricos pessoais, como idade, altura, número de irmãos, peso, etc.;
v Criar registros pessoais (como desenhos, códigos) para comunicação das informações coletadas ou obtidas (resultado de um jogo, aniversário dos amigos, comunicação de hora e local de uma reunião, etc);

CIÊNCIAS NATURAIS – 1º ANO

v Construir atitude investigativa sobre o meio ambiente e a relação com a natureza no dia-a-dia;
v Construir e desenvolver atitudes investigativas em relação à matéria prima e sua transformação;
v Compreender a necessidade do tratamento de água e seu uso diário na manutenção da vida;
v Perceber a importância de alimentação saudável para o corpo, visando o desenvolvimento biopsicossocial;
v Compreender e valorizar a higiene pessoal e dos grupos a que pertence para o desenvolvimento da responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com o espaço que habita;
v Estabelecer semelhanças e diferenças entre o ser humano e outros animais,
v Identificar no ambiente em que vivem diferentes elementos, tanto do mundo natural como construídos pelo homem;
v Identificar, comparar e classificar diferentes objetos por meio do uso de órgãos sensoriais (tamanho, textura, cheiro, temperatura...);
v Valorizar e apropriar-se de comportamentos de segurança e prevenção de acidentes em diferentes contextos, Ex: Produtos de uso domésticos;

HISTÓRIA – 1º ANO

v Relacionar lugares e tempos vividos no cotidiano (na casa, escola, ruas, parques...) com rotinas, medições e marcadores de tempo cronológico para apreender noções de tempo vivido no presente;
v Distinguir, utilizar e registrar medições e marcadores de tempo cronológico (manhã, tarde, noite, hora, dias da semana, dias e meses...) no seu cotidiano;
v Perceber mudanças e permanências nas atividades e hábitos envolvendo rotinas diárias, semanais e mensais (na casa, na escola, lazer...);
v Identificar acontecimentos diferentes e cotidianos da sala de aula;
v Identificar diferentes sujeitos (pessoas, famílias, grupos...) envolvidos nos diferentes tipos de acontecimentos cotidianos (familiares, escolares, sociais...);
v Reconhecer diferentes tipos de grupo de convivência (por nome, idade, sexo e pertencimento, família, escola, sala de aula, profissão, local de nascimento...);
v Conhecer a sua origem étnica através da construção da árvore genealógica;
v Considerar as diversas tradições culturais rompendo com preconceitos e construir atitudes de respeito e solidariedade.
v Conhecer os aspectos variados da cultura africana e indígena ( lenda, costumes e curiosidades).



GEOGRAFIA – 1º ANO

v Reconhecer manifestações da natureza e transformações humanas;
v Identificar e comparar manifestações culturais;
v Conhecer e utilizar fontes de informações;
v Reconhecer a importância de uma atitude responsável em relação ao meio ambiente;
v Observar e descrever as formas de apresentação da paisagem local;
v Localizar no espaço a posição do corpo e de outros objetos, reconhecendo noções de posicionamento (frente, atrás, entre, perto, longe) e lateralidade (esquerda/direita);
v Identificar as diferenças e as semelhanças nas paisagens nos lugares de vivência da criança (moradia, escola e rua);
v Descrever as semelhanças e as diferenças nos elementos naturais e construídos das paisagens do cotidiano;

ENSINO DA ARTE – 1º ANO

ÁREA DE ARTES PLÁSTICAS

v Realizar desenhos evidenciando clareza e definição no traçado;
v Construir formas plásticas e visuais (Perspectivas: bidimensional e tridimensionais – brinquedos, maquetes);
v Utilizar em suas produções diversos materiais e suportes (papéis, cola, tesoura...);
v Produzir diversas cores a partir das misturas de tintas;
v Conhecer biografia, aspectos da vida e as obras dos pintores;
v Despertar e educar a observação e a atenção, desenvolvendo a imaginação;
v Identificar as principais características, bem como semelhanças e diferenças nas artes apreciadas e vivenciadas;
v Despertar e educar a observação e a atenção, desenvolvendo a imaginação;
v Reconhecer a arte pertencente ao seu patrimônio cultural, vivenciados dentro ou fora do contexto familiar;
v Construir instrumentos musicais (com sucata) e nomeá-los;
v Planejar, executar e finalizar os trabalhos artísticos;
v Elaborar diferentes formas de registros das manifestações estudadas (oral, desenho, ilustração, escrita, fotografias, etc);

EDUCAÇÃO FÍSICA – 1º ANO

v Enfrentar desafios corporais em diferentes contextos como circuitos, jogos e brincadeiras;
v Perceber a possibilidade de imitar expressões faciais, gestos e sons produzidos por diferentes pessoas e animais;
v Brincar por conta própria e interagir com os colegas;
v Aprender a cuidar de si no cotidiano, com segurança e auto-confiança, cuidar do outro e do ambiente
v Respeitar as diferenças individuais e participar de atividades com seus colegas, auxiliando àqueles que têm algumas dificuldades e aceitando ajuda;
v Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à coletiva;
v Questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
v Experimentar, tentar e arriscar-se em situações propostas em aula ou em situações de aprendizagem corporal.




LÍNGUA INGLESA – 1º ANO

v Participar de situações de intercâmbio oral, onde através da linguagem, o aluno seja capaz de se comunicar, sabendo-se que a linguagem tem uma função social e comunicativa;
vOuvir com atenção, observando a entonação e buscando elementos para compreensão do que está sendo comunicado;
vApreciar livros e textos, valorizando o prazer da leitura;
v Recontar histórias oralmente;
vFazer uso da linguagem de forma natural para conversar, brincar e se comunicar socialmente;
v Valorizar o que produz individualmente e em grupo, favorecendo a convivência;
v Utilizar a contagem oral e quantidades nas brincadeiras;
v Reconhecer nomes de membros da família;
v Nomear e identificar animais;
v Identificar diversas cores;
v Identificar e reconhecer os objetos escolares.
v Atuar como cidadãos do mundo, conhecedores de outras culturas, comunicativos, críticos e participantes, formando assim sua própria história;
v Valorizar o que produz individualmente e em grupo, favorecendo a convivência, considerando a diversidade para que aprenda a conhecer, a fazer, a ser e a conviver dentro de seu idioma ou em qualquer outro;
v Utilizar a contagem oral e quantidades nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças conheçam seus nomes e necessidades;
v Reconhecer nomes dos membros da família nuclear;
v Nomear e identificar nomes de animais de diferentes habitats;
v Identificar e nomear diversas cores;
v Reconhecer e nomear objetos escolares;
v No caso de alimentos, saber nomear várias frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário