EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ANO
Considerar o quadro de gêneros indicados para o 1º ano
v Participar de situações de intercambio oral, expor
suas vivências, explicar e argumentar seus pontos de vista;
v Planejar sua fala, elaborar e responder perguntas,
ouvir outras pessoas, narrar fatos em seqüência temporal e causal;
v Fazer uso da linguagem para conversar, brincar,
comunicar e expressar desejos e necessidades, opiniões, idéias, preferências e
sentimentos, relatar suas vivências em situações do cotidiano, bem como dar
recados e esclarecer dúvidas do interlocutor;
v Apreciar livros, mesmo que ainda não faça leitura
convencional, valorizar o momento de prazer e entretenimento;
v Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros textuais
e reconhecer algumas características de seu portador;
v Recontar oralmente histórias com aproximação do texto
original, observar descrição de personagens, cenários e objetos
(características da linguagem escrita);
v Ler (mesmo que de forma não convencional) por si mesmo
textos conhecidos como parlendas, adivinhas, músicas, poemas, trava-línguas,
assim como placas de identificação, listas, manchetes de jornais, legendas,
quadrinhos e rótulos (utilizar estratégias de leitura em atividades
permanentes, seqüenciadas, ocasionais e projetos);
v Compreender o funcionamento do sistema alfabético,
ainda que escreva de forma não convencional;
v Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
v Identificar nomes de colegas da classe;
v Escrever o nome próprio;
v Produzir textos de diferentes gêneros (bilhete, carta,
receita, etc) de forma oral, escrita (com professor escriba);
v Fazer produções de escritas individuais e coletivas,
de acordo com suas hipóteses (ex:listagens, títulos, pequenos textos
memorizados: músicas, poesias, parlendas,entre outros);
v Revisar textos coletivamente com a ajuda do professor.
MATEMÁTICA – 1º ANO
v Construir alguns conceitos matemáticos por meio de
brincadeiras e cantigas que incluam diferentes formas de contagem: ―A galinha
do vizinho‖; ―Um, dois, feijão com arroz‖, entre outros.
v Observar a presença e a função do número nos diversos
contextos sociais;
v Comunicar oralmente ou por meio de desenhos a
linguagem matemática;
v Manipular e explorar objetos e brinquedos em situações
organizadas, de forma a observar as características e propriedades;
v Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e em
situações nas quais as crianças reconheçam as suas necessidades;
v Resolver problemas expressos oralmente ou por meio de
enunciados escritos, envolvendo a adição e a subtração especialmente em
situações relacionadas às idéias de combinação e transformação;
v Expressar verbalmente as estratégias de soluções de um
problema com a ajuda do professor que fará os registros das propostas e
conclusões dos alunos, para que assim possam estabelecer comparações com
outras, reconhecendo que uma mesma situação problema pode ser resolvida por
diferentes estratégias;
v Utilizar as noções simples de cálculo mental como
ferramentas de resolução de problemas;
v Comunicar quantidades utilizando a linguagem oral, a
notação numérica e os registros não convencionais;
v Identificar a posição de um objeto ou de um número
numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor;
v Identificar números em diferentes contextos;
v Explorar diferentes procedimentos para comparar
grandezas;
v Utilizar noções de medida de comprimento, peso, volume
e tempo por unidades convencionais ou não;
v Marcar o tempo por meio de calendários;
v Vivenciar experiências com sistema monetário por meio
de brincadeiras ou em situações de interesse;
v Explicitar/ou representar a posição das pessoas e
objetos, utilizando vocabulário pertinente aos jogos e brincadeiras;
v Explorar e identificar propriedades geométricas de
objetos e figuras, como formas, tipos de contorno, bidimensionalidade,
tridimensionalidade, faces planas, lados, retas, etc.;
v Descrever e representar pequenos percursos e trajetos
observando pontos de referência;
v Coletar e organizar informações criando registros
próprios;
v Construir procedimentos como agrupar, para facilitar a
contagem e a comparação entre coleções;
v Construir estratégias para medir distâncias, massa,
capacidade de vasilhame, sem uso de unidades de medida convencionais;
v Realizar estimativas que envolvam medidas (por exemplo,
quantos passos são precisos para chegar a um determinado local, quantos copos
de água são necessários para encher um recipiente);
v Preencher fichas de identificação com dados numéricos
pessoais, como idade, altura, número de irmãos, peso, etc.;
v Criar registros pessoais (como desenhos, códigos) para
comunicação das informações coletadas ou obtidas (resultado de um jogo,
aniversário dos amigos, comunicação de hora e local de uma reunião, etc);
CIÊNCIAS NATURAIS – 1º ANO
v Construir atitude investigativa sobre o meio ambiente
e a relação com a natureza no dia-a-dia;
v Construir e desenvolver atitudes investigativas em
relação à matéria prima e sua transformação;
v Compreender a necessidade do tratamento de água e seu
uso diário na manutenção da vida;
v Perceber a importância de alimentação saudável para o
corpo, visando o desenvolvimento biopsicossocial;
v Compreender e valorizar a higiene pessoal e dos grupos
a que pertence para o desenvolvimento da responsabilidade no cuidado com o
próprio corpo e com o espaço que habita;
v Estabelecer semelhanças e diferenças entre o ser
humano e outros animais,
v Identificar no ambiente em que vivem diferentes
elementos, tanto do mundo natural como construídos pelo homem;
v Identificar, comparar e classificar diferentes objetos
por meio do uso de órgãos sensoriais (tamanho, textura, cheiro,
temperatura...);
v Valorizar e apropriar-se de comportamentos de
segurança e prevenção de acidentes em diferentes contextos, Ex: Produtos de uso
domésticos;
HISTÓRIA – 1º ANO
v Relacionar lugares e tempos vividos no cotidiano (na
casa, escola, ruas, parques...) com rotinas, medições e marcadores de tempo
cronológico para apreender noções de tempo vivido no presente;
v Distinguir, utilizar e registrar medições e marcadores
de tempo cronológico (manhã, tarde, noite, hora, dias da semana, dias e
meses...) no seu cotidiano;
v Perceber mudanças e permanências nas atividades e
hábitos envolvendo rotinas diárias, semanais e mensais (na casa, na escola,
lazer...);
v Identificar acontecimentos diferentes e cotidianos da
sala de aula;
v Identificar diferentes sujeitos (pessoas, famílias,
grupos...) envolvidos nos diferentes tipos de acontecimentos cotidianos
(familiares, escolares, sociais...);
v Reconhecer diferentes tipos de grupo de convivência
(por nome, idade, sexo e pertencimento, família, escola, sala de aula,
profissão, local de nascimento...);
v Conhecer a sua origem étnica através da construção da
árvore genealógica;
v Considerar as diversas tradições culturais rompendo
com preconceitos e construir atitudes de respeito e solidariedade.
v Conhecer os aspectos variados da cultura africana e
indígena ( lenda, costumes e curiosidades).
GEOGRAFIA – 1º ANO
v Reconhecer manifestações da natureza e transformações
humanas;
v Identificar e comparar manifestações culturais;
v Conhecer e utilizar fontes de informações;
v Reconhecer a importância de uma atitude responsável em
relação ao meio ambiente;
v Observar e descrever as formas de apresentação da
paisagem local;
v Localizar no espaço a posição do corpo e de outros
objetos, reconhecendo noções de posicionamento (frente, atrás, entre, perto,
longe) e lateralidade (esquerda/direita);
v Identificar as diferenças e as semelhanças nas
paisagens nos lugares de vivência da criança (moradia, escola e rua);
v Descrever as semelhanças e as diferenças nos elementos
naturais e construídos das paisagens do cotidiano;
ENSINO DA ARTE – 1º ANO
ÁREA DE ARTES PLÁSTICAS
v Realizar desenhos evidenciando clareza e definição no
traçado;
v Construir formas plásticas e visuais (Perspectivas:
bidimensional e tridimensionais – brinquedos, maquetes);
v Utilizar em suas produções diversos materiais e
suportes (papéis, cola, tesoura...);
v Produzir diversas cores a partir das misturas de tintas;
v Conhecer biografia, aspectos da vida e as obras dos
pintores;
v Despertar e educar a observação e a atenção,
desenvolvendo a imaginação;
v Identificar as principais características, bem como
semelhanças e diferenças nas artes apreciadas e vivenciadas;
v Despertar e educar a observação e a atenção,
desenvolvendo a imaginação;
v Reconhecer a arte pertencente ao seu patrimônio
cultural, vivenciados dentro ou fora do contexto familiar;
v Construir instrumentos musicais (com sucata) e
nomeá-los;
v Planejar, executar e finalizar os trabalhos
artísticos;
v Elaborar diferentes formas de registros das
manifestações estudadas (oral, desenho, ilustração, escrita, fotografias, etc);
EDUCAÇÃO FÍSICA – 1º ANO
v Enfrentar desafios corporais em diferentes contextos
como circuitos, jogos e brincadeiras;
v Perceber a possibilidade de imitar expressões faciais,
gestos e sons produzidos por diferentes pessoas e animais;
v Brincar por conta própria e interagir com os colegas;
v Aprender a cuidar de si no cotidiano, com segurança e
auto-confiança, cuidar do outro e do ambiente
v Respeitar as diferenças individuais e participar de
atividades com seus colegas, auxiliando àqueles que têm algumas dificuldades e
aceitando ajuda;
v Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e
adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e
agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à coletiva;
v Questionar a realidade formulando problemas e tratando
de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a
intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e
verificando sua adequação.
v Experimentar, tentar e arriscar-se em situações
propostas em aula ou em situações de aprendizagem corporal.
LÍNGUA INGLESA – 1º ANO
v Participar de situações de intercâmbio oral, onde
através da linguagem, o aluno seja capaz de se comunicar, sabendo-se que a
linguagem tem uma função social e comunicativa;
vOuvir com atenção, observando a entonação e buscando
elementos para compreensão do que está sendo comunicado;
vApreciar livros e
textos, valorizando o prazer da leitura;
v Recontar histórias oralmente;
vFazer uso da
linguagem de forma natural para conversar, brincar e se comunicar socialmente;
v Valorizar o que produz individualmente e em grupo,
favorecendo a convivência;
v Utilizar a contagem oral e quantidades nas
brincadeiras;
v Reconhecer nomes de membros da família;
v Nomear e identificar animais;
v Identificar diversas cores;
v Identificar e reconhecer os objetos escolares.
v Atuar como cidadãos do mundo, conhecedores de outras
culturas, comunicativos, críticos e participantes, formando assim sua própria
história;
v Valorizar o que produz individualmente e em grupo,
favorecendo a convivência, considerando a diversidade para que aprenda a
conhecer, a fazer, a ser e a conviver dentro de seu idioma ou em qualquer
outro;
v Utilizar a contagem oral e quantidades nas
brincadeiras e em situações nas quais as crianças conheçam seus nomes e
necessidades;
v Reconhecer nomes dos membros da família nuclear;
v Nomear e identificar nomes de animais de diferentes
habitats;
v Identificar e nomear diversas cores;
v Reconhecer e nomear objetos escolares;
v No caso de alimentos, saber nomear várias frutas.
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